sexta-feira, 9 de setembro de 2011

09/set - Água de reúso da chuva

Já falei aqui a respeito do reuso da água da chuva e q antes de iniciarmos a casa já pensávamos em fazer. Por coincidencia, justamente qdo resolvi mostrar como anda a evolução disso, a Renata - Construindo minha casa falou dessa vontade no blog dela.
Depois de iniciada a construção, marido havia desistido mas voltou atrás depois q vimos q haveria espaço para colocação de duas caixas d´agua para pensarmos a respeito da reutilização.
Na planta abaixo, (acho q) dá para notar (fiz em colorido) onde colocamos as caixas e vou tentar explicar. Pois bem, na parte enterrada da garagem, levantamos as paredes do fundo e "sobrou" um espaço embaixo do piso onde ficam uma parte da sala de TV, lavanderia e despensa. Dai nesse "buraco" depois de aterrado caberia direitinho as caixas dágua e assim o fizemos.
clica q aumenta !

A água da chuva será captada pelas calhas e antes de entrarem nestas caixas, passarão por um filtro onde a parte sólida (folhas, sujeira) ficará depositada. Depois disso, esta água será tratada e por gravidade (lembram q meu terreno é um aclive ?), essa água será reutilizada para lavagem da garagem e área externa. Na parte superior não conseguiremos reutilizar porque teríamos q colocar uma bomba e não é esse o caso. Temos uma área razoável na garagem e acho q será o suficiente. Assim, a conta de água diminui um pouquinho e reaproveitamos o q é da natureza.
Na parede do depósito do marido haverá um vão pertinho do teto onde colocaremos uma abertura para manutenção já q o corredor lateral será todo aterrado. Agora com fotos vejam se conseguem entender, como foi feito desde o início:

início da parede dos fundos da garagem


levantando a parede da garagem (atrás ficarão as caixas de reúso) - nesta foto à esquerda
com a manta de drenagem e aterrando os fundos da garagem
vimos aqui a laje do piso cobrindo uma parte do local onde ficarão as caixas

espaço onde ficarão as caixas (embaixo do piso térreo) - ainda com as escoras de madeira
uma das caixas está colocada - este local fica abaixo do piso  da lavanderia, despensa
sem as escoras e a lateral do muro sendo levantada - à direita o local onde ficarão as caixas
E hj está mais ou menos assim: 
marido orientando o pedreiro - local parcialmente limpo para colocarmos a segunda caixa - falta ainda fazer a abertura para a manutenção - este local localiza-se embaixo do piso térreo (enterrado)
Acho q a prefeitura deveria dar incentivos fiscais (desconto no IPTU) para projetos na reutilização de recursos. Por que os políticos só tem idéias mirabolantes para leis sem qquer utilidade ??

Atualizando: já contratamos a mão de obra para as calhas q começam na segunda - ô telhado demorado !!!
O técnico do aquecedor disse q passaria na obra hj para orientação e relação da lista de material pára a instalação...vamos aguardar !

18 comentários:

  1. aiii que perfeito que vai ficar agora pra vc..

    o problema é que aqui o terreno é retinho.

    esse está sendo meu problema, pois eu tenho como a agua descer mais depois pra subir vai ser dificil.

    não quero colocar bomba, pois ai vou economizar de um lado e esbanjar do outro.

    acho que o geito vai ser mesmo jogar agua no chão de balde.

    aqui em minha cidade tem muita queimada nessa epoca.

    e eles não respeitão nada, e vira um pretume as casas, min ha mãe sofre tanto, e eu sei que tb vou sofrer pra manter a casa limpa.

    adorei seu projeto, pena que não dá pra ser utilizado.

    parabéns pela iniciativa Denise.

    beijão...

    ResponderExcluir
  2. Legal! Uma das coisas que nos arrependemos de planejar na casa foi o reaproveitamento de água da chuva.
    Parabéns pela idéia e pela responsabilidade ecológica :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. parabens pela sua iniciativa, eu sou super ecologica tambem, porem a unica coisa que deu para mim fazer de diferente( tudo tem um custo mais alto) foi o aquecimento solar , que aqui é bem barato porque é Nordeste....parabens mesmo bjjj

    ResponderExcluir
  4. Muito legal! Pena que na minha obra não foi possível adaptar, bem que eu queria!!! Ops, vi agora que já fechou as calhas, ainda bem!
    Beijos. Ana Huertas

    ResponderExcluir
  5. Denise... que maravilha hein!!!!... vc consegui convencer seu esposo né?/.. pois é, o meu estou tentando rsrs.. pois quem está fazendo a minha planta é a minha concunhada, e a mesma tem dito que é uma maravilha o reaproveitamento da água da chuva, porém maridão acha que vai ser um gasto enorme (concunhada diz que nem tanto assim), sempre falo a ele gasto enoooooorme agora e economia eteeeeeeerna na conta de água.

    Parabéns!!! li todo o seu blog... amo estar acompanhando a sua obra, engraçado que logo quando vi o detalhe da sua escada com a parede vazada, lembrei logo do blog do Fábio... li o blog todo dele na semana passada... achei um máximo esta coisa de tirarmos dúvidas, termos ideias e até mesmo copiarmos algo tão bonito, interessante e melhor ainda sem que alguém fique chateado pelo contrário, sitasse prestigiado..... eu nem comecei a construir (somente em Junho/2012), mais com tantos detalhes e ideias, já pedi para concunhada modificar 3 cômodos da minha casa, um deles foi o banheiro da suíte (vou faze igual ao da Cê Vilanova do blog sonho real), e a mesma ficou super feliz com isso....

    Desculpe pelo livro, tá?!?!?!
    Passa lá no meu blogue, ficarei muito FELIZ!!!!!

    Bjoca :}

    Lú Azevedo Góes

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise!
    Muito legal que vc vai reutilizar água da chuva! Adorei a sua ideia do desconto no iptu pra quem tem esse sistema, mas como vc disse, de lei inutil o Brasil está cheio heheh! Pq vc nao se candidata a vereadora? hehehe
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela idéia, pena que eu não pensei nisso na época, como o meu quintal ficou bem grande, minha economia seria enorme.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi Denise, que bom que gostou da minha marcenaria :)
    Mas ela está desmontada pra colocar o piso, só coloquei algumas ferramentas pra fazer as estantes correndo rsrsrs
    Mostra pro seu marido ela montada: http://falomelhordoqueescrevo.blogspot.com/2011/01/marcenaria-provisoria.html
    Acho que dá pra ter maior noção do espaço :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiiii Denise!
    Adorei a sua ideia de já construir pensando em captar água da chuva!
    Muito bom saber que pessoas assim se preocupando com a responsabilidade com o meio ambiente!
    Parabéns!
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Muito legal a ideia e parabéns pela atitude!!
    Responsabilidade ambiental é algo que todos deviam ter né??
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  11. Ai que legal! Parabéns pela iniciativa! Aqui ainda pensamos em adaptar alguma coisa. Numa cidade ao lado da nossa já virou lei a captação de água da chuva. É projeto obrigatório juntamente com a fossa. Achamos muito legal...

    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. olá! acho muito legal o reuso da agua, é bom para o meio ambiente e para onosso bolso também!!
    quanto a sua pergunta lá no blog, acredito que seja marido mesmo o pintor das portas internas, quanto a principal ainda não decidimos se pintaremos ou usaremos verniz, esta é uma dúvida cruel para a gente, já vi casos da porta ser pintada de um lado e invernizada do outro,talvez pintemos de branco por dentro, ainda não sei.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Estamos construindo tb. e decidimos colocar a sisterna para recolher a agua da chuva e reutiliza-la
    iremos fazer em alvenaria, no fundo da piscina. pq nao sobrou espaço no terreno.
    vamos economizar uns 3mil.
    http://terrasdecaio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Denise parabéns pela iniciativa do reúso.
    Flor passa lá no meu blog que tem um selinho pra vc ok.bjs

    ResponderExcluir
  15. Coraçãooo que saudadeeee...muito bacana essa idéia parabéns pela iniciativa tá adiantada a casa hein..parabéns...e tem estressado muito por ai?..desculpa a demora para viraqui..a correria tá demais..beijo grande..saudades demais..Deus abençõe

    ResponderExcluir
  16. Oi Denise tem mum meme pra vc no meu blog, passa lá quando vc tiver um tempinho! bjo

    ResponderExcluir
  17. O custo do sistema de aproveitamento de água da chuva foi estimado em R$ 7.000,00 pelo arquiteto.
    Mão de obra, cisterna, bomba, filtros, encanamentos, sensores etc.
    .
    .
    http://sobrado-novo.blogspot.com/
    .
    .

    ResponderExcluir

Pode comentar à vontade !! Vou adorar !!
Depois passe aqui de novo para ver se respondi ao comentário ! Aqui no blog a casinha estará sempre aberta !!

De onde acessam